A Pinacoteca do Estado recebe várias das principais exposições de São Paulo, além das mostras permanentes que ocupam os três espaços do complexo. Além de ser um passeio obrigatório para todos os paulistanos, a Pinacoteca está localizada em um lugar privilegiado: ao lado da Estação da luz.
Aberto diariamente, o parque pode ser uma boa opção para respirar e relaxar na segunda-feira. Há espaços para lazer e bem-estar, como lagos, pista de cooper, jardim japonês com espelho d’água, playground, quadras esportivas e bosque. É um bom lugar para fazer um piquenique, caminhar ou até visitar a biblioteca temática de Meio Ambiente.
O Memorial da Resistência de São Paulo é uma instituição dedicada a preservar as memórias da resistência e da repressão política no Brasil durante a Ditadura Militar. No local, os visitantes podem ver a recriação das celas onde presos políticos foram mantidos, além de conferir exposições e participar de oficinas que ocorrem regularmente.
Com o objetivo de recuperar e valorizar espaços, além de promover encontros, o cinema de rua oferece uma grande diversidade de filmes. As salas contam com opções de cadeiras individuais tradicionais e sofás que se assemelham a grandes camas. De segunda a quarta-feira, os ingressos são mais baratos.
Ótimo espaço para almoço, happy hour e claro, fazer umas comprinhas. Lá é possível comprar grãos, temperos, especiarias, frios, laticínios e outros alimentos deliciosos. Ah, e é bem pertinho do metrô!
Com cerca de 4 milhões de litros de água, o Aquário de São Paulo já foi considerado o maior do Brasil e o primeiro temático da América Latina. Abrigando centenas de espécies, o local é dividido em cinco setores: Água Doce, Oceanário, Pinguinário, Morcegário e Mamíferos.
O Parque Ibirapuera é uma das áreas verdes mais visitadas de São Paulo. O local abriga jardins coloridos, construções históricas, museus, auditórios e monumentos, além de oferecer a opção de aluguel de bicicletas. Por isso, é possível passar o dia inteiro explorando o parque.
Um dos edifícios mais famosos de São Paulo, o Copan, com seus mais de 50 anos, permite a visita de turistas e curiosos para conhecer a sua cobertura com uma vista maravilhosa da cidade de São Paulo! E o melhor: a visita ao terraço é gratuita.
O espaço de boliche é uma ótima opção para quem quer descontrair na segunda-feira. A unidade conta com 56 pistas profissionais, totalmente automatizadas, e oferece uma variedade de bolas de diferentes pesos, desde opções leves para crianças até as ideais para adultos mais experientes. A diversão é garantida para pessoas de todas as idades e níveis de habilidade.
O CCBB São Paulo está localizado no coração histórico da cidade. Por lá, rolam exposições e mostras com entrada gratuita, sem contar a agenda de eventos que está sempre atualizada. Vale a pena ficar de olho na programação para saber o que vai rolar quando você for.
Esta dica é para os aventureiros! A Casa de Pedra é um ginásio de escalada onde é possível praticar diversos estilos, como top rope, escalada guiada e boulder. Além disso, o local oferece outras modalidades, como yoga adventure, slackline e tecido acrobático.
Perfeito para um happy hour, o Pasquim é um dos poucos bares que abrem às segundas-feiras. O bar oferece música ao vivo todos os dias da semana, além de um cardápio com porções e petiscos típicos, sempre acompanhados de drinks autorais e bebidas clássicas para todos os gostos.
O Parque Tenente Siqueira Campos, mais conhecido como Parque Trianon, nasceu quase ao mesmo tempo que a Avenida Paulista, em 1892, sendo um dos parques mais antigos da cidade. Por lá, você encontra imponentes árvores remanescentes da Mata Atlântica, além de obras e esculturas.
O Mosteiro de São Bento é parte do roteiro histórico de São Paulo. Fundado em 1598 pelo monge Mauro Teixeira, o complexo hoje abriga a Basílica Abacial de Nossa Senhora da Assunção, o Mosteiro e o Colégio e Faculdade de São Bento. Esse cartão-postal paulistano é uma excelente opção de passeio para começar bem a semana.
O Zoo de São Paulo existe há 66 anos e está situado em um fragmento de Mata Atlântica, dentro do Parque Estadual Fontes do Ipiranga (PEFI), na zona sul da capital. O local abriga mais de dois mil animais de cerca de duzentas espécies e é um importante polo de lazer e educação ambiental. Uma ótima opção de passeio com as crianças!
Localizada no boêmio bairro da Vila Madalena, a travessa recebeu esse nome por conta de um grafite do personagem da DC há muitos anos. Hoje, conta com diversos outros trabalhos, inclusive de artistas famosos, e recebe visitas guiadas. É um espaço incrível para tirar fotos diferentes!
Já imaginou viajar pela história do Palmeiras, percorrer o caminho dos vestiários até o gramado e viver uma experiência completa? Os anfitriões guiam os visitantes pelas dependências da arena em um passeio que revela os bastidores de grandes shows, jogos e eventos, além de compartilhar curiosidades sobre o clube.
O Mercadão é um ponto obrigatório para todo paulistano. Além de aproveitar a segunda-feira para comer um belo lanche de mortadela, você pode comprar e experimentar uma grande diversidade de alimentos, como frutas, grãos, carnes e temperos. Surpreenda-se com a arquitetura do local, com belos vitrais e claraboias.
Apesar da enorme quantidade de shoppings, São Paulo ainda concentra um número considerável de cinemas de rua. Um deles é o antigo Cine Marabá, na região central da cidade. O prédio foi construído na década de 40 e até hoje conserva a arquitetura e o glamour das salas de cinema da época.
Concebido no contexto das obras e serviços de combate às inundações na Região Metropolitana de São Paulo, o parque foi dividido em duas áreas: uma dedicada ao esporte, com parque aquático, pista de cooper e quadras, e outra de caráter contemplativo, com um lago e várias ilhas habitadas por macacos, além de um trenzinho que leva os visitantes para um passeio.
Inaugurada em 1926, a primeira biblioteca pública de São Paulo traz um acervo de 3 milhões de itens, entre livros, periódicos, mapas e multimeios. Em 2016, o local inaugurou o serviço 24 horas para a coleção circulante (que fecha apenas em feriados). O espaço também promove sessões de cinema.
Uma das regiões mais famosas da cidade guarda seu charme e muita história. Quem quer conhecer verdadeiramente São Paulo precisa visitar um dos maiores centros de comércio da América Latina, lugar onde se pode comprar praticamente tudo.
Tá buscando um passeio gratuito pela cidade? Confira alguna museus em São Paulo que oferecem entrada gratuita em algum dia da semana ;)