Guia da Semana

Este evento terminou

De 2 de junho a 17 de outubro, o Instituto Tomie Ohtake apresenta a exposição inédita e gratuita “Di Cavalcanti, Muralista”. Com curadoria de Ivo Mesquita, a mostra busca enfatizar a produção de murais e painéis de Di Cavalcanti (1897, RJ – 1976, RJ), dedicada à gente brasileira, como toda a sua obra.

A brasilidade moderna de Di Cavalcanti está impressa nos 23 trabalhos dispostos em ordem cronológica “de 1925 a 1950” e “de 1950 a 1976”, nos quais pode-se perceber como vai sendo construída a sua figuração, as estratégias no implante das composições, as elaborações formais da sua plástica para essa arte.

Di Cavalcanti, Muralista” traz os painéis ProBel Trabalhadores (óleo sobre tela, 1955) e Brasil em 4 fases (óleo sobre tela, 1965) e mais 19 pinturas (óleo sobre tela) em grandes dimensões que aludem à mesma técnica e temas utilizados pelo artista para a composição de murais e painéis. Entre as pinturas exibidas estão Serenata e Devaneio, ambas de 1927, que preconizaram o primeiro mural modernista brasileiro, criado por Di em 1929 para o Teatro João Caetano, o díptico Samba e Carnaval, representado na mostra por duas reproduções em vinil na mesma escala.

Para que o público possa identificar essa produção, quase impossível de ser transportada, a exposição conta com uma linha do tempo que recupera datas e locais em que as peças foram instaladas.

Vale ressaltar que o Instituto Tomie Ohtake está seguindo todas as medidas de segurança, como o uso obrigatório de máscara, medição de temperatura, tapetes sanitizantes, álcool em gel disponível em diversos pontos, distanciamento mínimo de 1,5m entre os visitantes, controle de público, de 2 a 10 pessoas, dependendo da sala, percurso único e guarda-volumes desativado.

Mapa do local

Di Cavalcanti, Muralista

Preço Grátis

Data 02 Jun 2021-17 Out 2021

Horário(s) de terça a domingo, das 12h às 17h

Endereço
Instituto Tomie Ohtake
Av. Faria Lima 201,