Novelas
Por Redação Guia da Semana

Novela "A Força do Querer" estreia em edição especial na TV Globo nesta segunda-feira (21); saiba tudo!

Juliana Paes, Emílio Dantas, Paolla Oliveira, Isis Valverde e Marcos Pigossi estão no elenco da trama de Gloria Perez.

Bibi (Juliana Paes) (Foto: Globo/Raquel Cunha)

Nesta segunda-feira, 21 de setembro, a novela "A Força do Querer" estreia em edição especial na Rede Globo. Na trama, escrita por Glória Perez e com direção artística de Rogério Gomes, os caminhos de diferentes personagens se cruzam e eles são levados ao limite num percurso em que a força do querer de um afeta a força do querer do outro.

Caio (Rodrigo Lombardi), advogado de formação, largou a possibilidade de administrar uma das maiores empresas do Brasil, a Garcia, quando Bibi (Juliana Paes) terminou o relacionamento com ele. Sem olhar para trás, trocou o Rio de Janeiro para ir se aventurar nos Estados Unidos. Passados quase 15 anos, Caio entende que esse é o momento de voltar ao Brasil e encarar o que deixou para trás. Um homem movido por ideais éticos, que, ao conseguir crescer e ter sucesso em um alto cargo ligado à Justiça, vive um grande conflito íntimo ao ver sua vida cruzar novamente com a de Bibi, que terá, então, enveredado pela vida do crime.

Bibi não conseguiu terminar a faculdade de Direito, onde conheceu Caio, mas tem certeza de que fez a escolha certa ao abandonar este homem – ela não conseguia lidar com o fato de Caio dividir seu amor entre ela e a profissão. É do tipo que ama demais, quer e só entende o amor em temperatura máxima. Conhece e casa-se com Rubinho (Emílio Dantas). Em certo momento, o casal passa por uma grande dificuldade financeira, mas ela acredita que, se continuarem juntos, tudo vai dar certo, custe o que custar. Mas manter acesa essa chama pode custar muito a Bibi: Rubinho quer esse amor, mas também quer dinheiro e poder.


Foto: Globo/Estevam Avellar

Hoje, quem tem a possibilidade de administrar a Garcia é Ruy (Fiuk), filho de Eugenio (Dan Stulbach), um dos donos do negócio. O jovem da alta sociedade carioca parece ter a vida organizada: além da posição profissional, está noivo de Cibele (Bruna Linzmeyer), uma mulher de família rica e com um futuro promissor. Mas em uma viagem de trabalho a Parazinho – vila fictícia no Pará –, ele fica encantado por Ritinha (Isis Valverde). Ruy quer essa mulher, mas não quer abrir mão do noivado e de seu futuro.

Ritinha, por outro lado, adora a atenção de Ruy. Flertar com o carioca a faz se sentir desejada – e ela adora sentir o fascínio que exerce sobre os homens, assim como as sereias. Apesar de ser noiva de Zeca (Marco Pigossi), um rapaz conhecido por sua boa índole e perdidamente apaixonado por ela, nada a impede de jogar com Ruy. Ritinha gosta de seduzir, conquistar, e isso é instintivo nela. Quer a liberdade de seguir seus impulsos.

Zeca é um tipo rude, passional, coração enorme. Nascido e criado em Parazinho, é caminhoneiro e tem no veículo não só um trabalho, mas um sonho realizado. Está feliz com sua amada e não poderia desejar que a vida fosse melhor. De que importa a opinião dos outros que vivem criticando a postura de Ritinha? O amor que sente por ela fala mais alto que tudo, até mesmo do que a razão. Mas, ao saber do envolvimento de Ritinha com Ruy, Zeca decide se mudar para Niterói, no Rio de Janeiro, e recomeçar. Ele quer reconquistar seu meio de trabalho e se libertar do fascínio que Ritinha exerce sobre ele.

Continua depois da publicidade

Na cidade maravilhosa, Zeca conhece Jeiza (Paolla Oliveira), uma mulher diferente de todas as pessoas que ele já conheceu. Jeiza é policial, trabalha no Batalhão de Ações com Cães e sonha em se tornar lutadora de MMA. Difícil é encontrar um parceiro que entenda e respeite seu trabalho. Jeiza quer conquistar os ringues e mostrar que mulher pode fazer o que quiser. Ao ver o sofrimento de Zeca, ela se aproxima dele e tenta ajudá-lo a esquecer Ritinha.


Foto: Globo/Raquel Cunha

As histórias desses e de outros personagens se cruzam quando a saga de cada um os leva ao limite e os faz ultrapassar horizontes, desafiar as próprias barreiras e vencer conflitos internos. A força do querer de um afeta a força do querer do outro, e pode determinar os rumos inesperados desta história.


Confira o perfil dos personagens de “A Força do Querer”

Família de Bibi

Bibi (Juliana Paes) – É uma mulher dependente da adrenalina da paixão. Para ela, o fogo nunca será suficientemente alto. Abandona o noivo Caio (Rodrigo Lombardi), com quem teria um futuro promissor, para protagonizar a história de amor idealizada por ela com Rubinho (Emílio Dantas), com quem se casa e tem o filho Dedé (Gabriel Almeida Bravo). Mas essa relação a levará para caminhos tortuosos.

Rubinho (Emílio Dantas) – É uma espécie de “lobo em pele de cordeiro”. Homem que se mostra romântico, carinhoso, e que parece ser comandado pela mulher, mas na verdade a manipula. Ele alimenta a sede de Bibi (Juliana Paes) por emoções extremas e desse modo a domina.

Dedé (Gabriel Almeida Bravo) – Filho de Bibi (Juliana Paes) e Rubinho (Emílio Dantas). É um menino calmo e alegre, mas que sofre com a vida tumultuada que leva com os pais.

Aurora (Elizangela) – Mãe de Bibi (Juliana Paes), ela não se conforma com a escolha da filha de deixar Caio (Rodrigo Lombardi) para ficar com Rubinho (Emílio Dantas). Está sempre ajudando Bibi no que está a seu alcance.

Família de Jeiza

Jeiza (Paolla Oliveira) – Policial do Batalhão de Ação com Cães e lutadora de MMA. Começa a namorar Zeca (Marco Pigossi) logo depois que ele se muda para Niterói. A personalidade forte, garra e atitude não escondem seu lado sensual e feminino.

Candida (Gisele Fróes) – Mãe de Jeiza. É namoradeira, está sempre envolvida em situações divertidas com os homens que conhece.

Família de Ritinha

Ritinha (Isis Valverde) – Nascida e criada na fictícia Parazinho, desde pequena é fascinada pelas águas do rio. É sedutora, assim como as sereias. Vive a euforia da juventude. Gosta do namorado Zeca (Marco Pigossi), mas deseja experimentar de tudo, conhecer outros lugares, aproveitar o que a vida tem para oferecer. Vai se envolver com Ruy (Fiuk).

Edinalva (Zezé Polessa) – Mãe de Ritinha (Isis Valverde), conta que a teve sozinha dentro de uma canoa e engravidou de um homem-boto. É uma mulher religiosa, correta, mas, assim como a filha, gosta de aproveitar o que a vida tem para oferecer.

Família de Zeca

Zeca (Marcos Pigossi) – É um jovem de sentimentos intensos, tudo nele é grande e intempestivo: o coração, os gestos, a capacidade de ser tão rude quanto delicado. Filho de Abel (Tonico Pereira), de quem herdou a honestidade, o temperamento forte e o gosto pelas estradas. É louco por Ritinha (Isis Valverde), mas vai se apaixonar por Jeiza (Paolla Oliveira).

Seu Abel (Tonico Pereira) – Pai de Zeca (Marco Pigossi). É muito religioso e tem uma interpretação muito própria dos ensinamentos bíblicos. Acredita que tudo nesse mundo seja vontade de Deus, menos a fraqueza de Zeca por Ritinha (Isis Valverde).

Nazaré (Luci Pereira) – Irmã de Abel (Tonico Pereira), vive em Portugal Pequeno, Niterói, para onde Abel e Zeca (Marco Pigossi) vão se mudar após deixarem Parazinho.

Família de Eugênio Garcia

Eugênio Garcia (Dan Stulbach) – Ocupa a diretoria da empresa de alimentos C.Garcia junto com o irmão Eurico (Humberto Martins), mas sonha montar seu escritório de advocacia. Sério, bonitão, cavalheiro, aquele tipo de homem que costuma ser apontado como marido modelo. É casado com Joyce (Maria Fernanda Cândido) e pai de Ruy (Fiuk) e Ivana (Carol Duarte).

Joyce (Maria Fernanda Cândido) – Esposa de Eugênio (Dan Stulbach), mãe de Ruy (Fiuk) e Ivana (Carol Duarte). É uma mulher requintada, que cultua tudo o que diz respeito à beleza e ao feminino. Viverá seus maiores conflitos quando Ivana revelar que não se enxerga no corpo de uma mulher.

Ruy Garcia (Fiuk) – Rapaz alegre, bem-humorado, que vive sem grandes preocupações e está de casamento marcado com Cibele (Bruna Linzmeyer). Até que sua vida vira de cabeça para baixo ao se envolver com Ritinha (Isis Valverde).

Ivana (Carol Duarte) – Foi criada para ser a imagem e semelhança de Joyce (Maria Fernanda Cândido), uma mulher extremamente feminina e elegante. Faz o que pode para não decepcionar a mãe, mas quando se olha no espelho, não consegue se reconhecer. Iniciará uma jornada para compreender sua identidade de gênero.

Zuleide (Claudia Mello) – Empregada da família, é a única pessoa na casa que irá tratar com sensibilidade o drama de Ivana (Carol Duarte), defendendo-a de tudo e de todos, mesmo sem conseguir entender o que se passa com ela.

Família de Eurico Garcia

Eurico Garcia (Humberto Martins) – Ocupa a diretoria da empresa de alimentos C.Garcia com o irmão Eugênio (Dan Stulbach). É um homem sem paciência para qualquer tipo de coisa que não tenha uma aplicação prática e tem muita dificuldade em lidar com mudanças. É casado com Silvana (Lilia Cabral) e pai de Simone (Juliana Paiva).

Silvana (Lília Cabral) – Esposa de Eurico (Humberto Martins) e mãe de Simone (Juliana Paiva), vive um bom casamento e tem sucesso no trabalho como arquiteta, mas entrará em decadência por conta do vício do jogo, colocando-se muitas vezes em situações de alto risco.

Simone (Juliana Paiva) – Filha de Eurico (Humberto Martins) e Silvana (Lilia Cabral), é a grande conselheira e amiga da prima Ivana (Carol Duarte) em seus dilemas existenciais. Também se envolve com os problemas da relação dos pais.

Dita (Karla Karenina) – É a empregada da família, acoberta as escapadas de Silvana (Lilia Cabral) para jogar.

Família de Tio Garcia

Garcia (Othon Bastos) – Tio de Eugênio (Dan Stulbach) e Eurico (Humberto Martins), e pai de Caio (Rodrigo Lombardi) e Heleninha (Totia Meireles). Fica anos sem contato com a família. É do tipo desencanado, que leva a vida sem grandes preocupações. No passado, viveu uma grande paixão com Elvira (Betty Faria).

Elvira (Betty Faria) – Antiga paixão de Garcia. No passado, o temperamento forte dos dois não deixou que ficassem juntos. No reencontro, constatam que os anos não transformaram nem um, nem outro.

Caio (Rodrigo Lombardi) – Filho de Garcia (Othon Bastos) e irmão de Heleninha (Totia Meireles), é um homem sensível, inteligente, culto e apegado aos valores e princípios morais. Seu grande conflito será continuar amando Bibi (Juliana Paes) mesmo depois dela escolher o mundo do crime.

Heleninha (Totia Meirelles) – Filha de Garcia (Othon Bastos) e irmã de Caio (Rodrigo Lombardi). É casada com Junqueira (João Camargo), que trabalha na empresa da família, a C.Garcia. Deseja ver o marido ascender socialmente e se incomoda com o comportamento do filho Yuri (Adriano Alves), que só fala com os pais via mensagem de celular e pratica Cosplay, incorporando personagens reais ou da ficção, como artistas e heróis de histórias em quadrinhos.

Junqueira (João Camargo) – Marido de Heleninha (Totia Meireles), é tranquilo, busca ter paz em casa. Também se incomoda com o comportamento estranho do filho Yuri (Adriano Alves).

Yuri (Adriano Alves) – Neto de Garcia (Othon Bastos) e filho de Junqueira (João Camargo) e Heleninha (Totia Meireles). Vive um conflito de gerações com os pais. Se comunica basicamente via mensagem de celular e pratica Cosplay, incorporando os mais variados personagens.

Família de Dantas

Dantas (Edson Celulari) – Trabalha na C.Garcia e busca reconhecimento por tantos anos de dedicação à empresa. É pai de Cibele (Bruna Linzmeyer) e namora Shirley (Michelle Martins).

Cibele (Bruna Linzmeyer) – Filha de Dantas, implica com a namorada jovem do pai, Shirley (Michelle Martins). É noiva de Ruy (Fiuk) e sonha com o casamento perfeito. Irá se decepcionar profundamente quando descobrir que o noivo se envolveu com Ritinha (Isis Valverde).

Shirley (Michelle Martins) – Namorada de Dantas (Edson Celulari), deseja ascender socialmente. Tenta se dar bem com Cibele (Bruna Linzmeyer), em vão.

Outros personagens

Irene (Débora Falabella) – Arquiteta e amiga de Silvana (Lilia Cabral). É uma mulher desprovida de caráter, manipuladora, sedutora e envolvente, que fará de tudo para conquistar Eugênio (Dan Stulbach).

Nonato (Silvero Pereira) – Motorista de Eurico (Humberto Martins), veio do interior do Ceará com o objetivo de tentar a vida artística no Rio de Janeiro. Fica muito amigo do patrão, que nem desconfia de sua vida dupla.

Marilda (Dandara Mariana) – Melhor amiga de Ritinha (Isis Valverde) no Pará. Estará sempre visitando a família de Zeca (Marco Pigossi) depois que se mudam para Niterói.

Abigail (Mariana Xavier) – Secretária da empresa C.Garcia. É uma representante do orgulho plus size, muito bem resolvida com sua aparência. Está sempre atenta a tudo ao seu redor e é amiga de Tatu (Bruno Barbosa).

Tatu (Bruno Barbosa) – Boy da empresa C.Garcia, adora conversar com Abigalil (Mariana Xavier) sobre a vida dos funcionários da empresa.

Leila (Lucy Ramos) – Namorada de Caio (Rodrigo Lombardi) depois que ele volta para o Brasil. Dedicada ao relacionamento, se incomoda ao perceber que ele não está na mesma sintonia.

Amaro (Pedro Nercessian) – Amigo de Ruy (Fiuk), está sempre por perto para ajudá-lo e apoiá-lo no que for preciso.

Anita (Lua Blanco) – Namorada de Amaro (Pedro Nercessian), é a melhor amiga de Cibele (Bruna Linzmeyer) e quem estará ao seu lado quando descobrir a traição de Ruy (Fiuk).

Claudio (Gabriel Stauffer) – Apaixonado por Ivana (Carol Duarte), tenta a todo custo namorá-la e não entende seus dilemas existenciais.

Allan (Raul Gazolla) – Treinador de Jeiza (Paolla Oliveira) no MMA. É sério, correto e linha dura.

Cirilo (Gustavo Machado) – Amigo de Caio (Rodrigo Machado), é quem o recebe quando ele volta da longa temporada nos Estados Unidos.

Janete (Eline Porto) – Moradora de Parazinho. Gosta de Zeca (Marco Pigossi) e, por isso, está sempre implicando com Ritinha (Isis Valverde).

Francineide (Laize Câmara) – Mora em Belém, onde trabalha como sereia em um aquário. Apresenta o universo do sereísmo para a amiga Ritinha (Isis Valverde).

Vitor (Alejandro Claveaux) - Namorado de Jeiza (Paolla Oliveira) no começo da história.

Atualizado em 20 Set 2020.