Guia da Semana

Programação de junho do Museu do Futebol reúne eventos sobre mulheres no futebol de várzea, encontro de colecionadores e muito mais; saiba tudo!

A programação de junho do Museu do Futebol está incrível. Recheada de eventos online, interações e exposições, a agenda do famoso museu situado no Estádio do Pacaembu, em São Paulo, está bem diversificada.

Há live sobre a história do clube alemão Borussia Dortmund e suas conquistas, um workshop com troca de experiências técnicas e de processos entre museus que integram o SISEM e até interações educativas online.

Ficou animada(o)? Confira a programação de junho do Museu do Futebol:


8/6 Terça

- BORUSSIA DORTMUND EM PAUTA
19h

A história do clube alemão Borussia Dortmund e suas conquistas: doze vezes finalista da Bundelisga e vencedor de oito campeonatos alemães, sete DFB-Pokals, seis DFL-Supercups, uma Liga dos Campeões, uma Taça dos Clubes Vencedores de Taças e uma Copa Intercontinental. Também serão debatidos o clássico do Vale do Ruhr (ou Revierderby) entre Borussia Dortmund e Schalke 04, conhecido como “a mãe de todos os dérbis”, e a estruturação do time feminino do clube.

Participam da live o jornalista e comentarista de futebol alemão, Gerd Wenzel, o escritor e Prof. Dr. Elcio Cornelsen, da UFMG, e a pesquisadora de futebol feminino pela Deutsche Sporthochschule Köln, Ana Kazz. A mediação é de Leandro Iamin, jornalista e fundador da Central 3.

Este evento é realizado com o patrocínio da Evonik Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e conta com parceria das lojas Fanáticos FC.

Grátis
Facebook e YouTube do Museu do Futebol


13/6 Domingo

- ENCONTRO DE COLECIONADORES DE CACHECÓIS DE FUTEBOL
11h

Muito tradicionais na Europa, os cachecóis são itens colecionáveis pouco conhecidos do torcedor brasileiro. Em mais uma edição dos tradicionais encontros de colecionadores organizados pelo Museu do Futebol, vamos trazer pela primeira vez a turma que coleciona cachecóis, parte integral da tradição e experiência futebolística na Europa, especialmente na Inglaterra.

Grátis
Facebook e YouTube do Museu do Futebol


22/6 Terça

- MULHERES VARZEANAS: O CAMPO DA QUEBRADA COMO ESPAÇO DE ACOLHIMENTO E RESISTÊNCIA
17h

O futebol de várzea é o principal sinônimo de futebol amador e popular em São Paulo. Iniciada nas várzeas dos rios, a prática acompanhou os grupos populares e se espalhou por toda a cidade. Associativismo, solidariedade e tempo livre caracterizam o futebol de várzea. Na conversa entre Sidineia Chagas, do coletivo "Perifeminas", e Diana Mendes, do Centro de Referência do Museu do Futebol, esses aspectos vão ser tratados à luz da experiência feminina.

Grátis
Live no Instagram do Museu do Futebol


29/6 Terça

- SISEM: EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS - DA CURADORIA À PRODUÇÃO TÉCNICA
17h

Workshop com troca de experiências técnicas e de processos entre museus que integram o SISEM. O Museu do Futebol, localizado na fachada do estádio do Pacaembu, que não possui acervo físico e reserva técnica, se une a um museu do interior de São Paulo para apresentar um roteiro para elaboração de exposições temporárias a partir de suas características e estruturas. Atividade voltada para colaboradores de museus e demais instituições culturais.

Grátis
YouTube do Museu do Futebol
Certificado de participação mediante assinatura na lista de presença


Contínuos

- REVIVENDO MEMÓRIAS #EMCASA
Terça a sexta, das 10h às 11h e das 15h às 16h

O time do educativo do Museu do Futebol está escalado para uma missão diferente: o grupo ficará disponível para conversar com idosos por telefone ou videochamada, ajudando-os a combater a solidão e o tédio impostos pela pandemia do novo coronavírus. A letalidade da doença é maior entre quem tem mais de 60 anos, o que torna ainda mais restrito o isolamento social deste grupo. A iniciativa faz parte da campanha #culturaemcasa, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, a quem pertence o Museu.

A ação faz parte do projeto Museu Amigo do Idoso, que tem o patrocínio do Aché Laboratórios Farmacêuticos, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, além da parceria do Departamento de Neurologia do Hospital das Clínicas e do Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento (ambos da Faculdade de Medicina da USP), do Walking Football Brasil e da Arte Despertar.

Grátis
Por telechamada ou telefone

Agendamento: agendamento@museudofutebol.org.br | (11) 99113-0226 (atendimento de segunda a sexta das 9h às 12h).


- INTERAÇÕES EDUCATIVAS ONLINE
Terças das 15h às 16h; quartas, quintas e sextas, das 10h às 11h e das 15h às 16h

Que tal oferecer uma atividade diferente para seus alunos durante a pandemia? Com as visitas em grupo ainda suspensas, o Museu do Futebol adaptou o formato de atendimento do Educativo e agora oferece interações online. Por meio de agendamento prévio, as turmas poderão interagir com os educadores do Museu e aprender mais sobre as disciplinas que estão estudando a partir de conhecimentos do universo do futebol. Assim, as aulas ganham uma extensão por meio de uma atividade lúdica, apoiando o processo de aprendizado.

Grátis
Por telechamada
Cadastramento prévio: https://museudofutebol.org.br/interacao-educativa-online/


- PATROCÍNIO E APOIO
A Temporada 2021 do Museu do Futebol tem o patrocínio do Aché Laboratórios Farmacêuticos, que também patrocina o programa "Museu Amigo do Idoso". Tem como apoiadores: SporTV/Globo, EMS Farmacêutica, TIVIT, Evonik Brasil, Pinheiro Neto Advogados e Governo Federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A Rádio CBN, UOL, Revista Piauí, Gazeta Esportiva e Guia da Semana são seus parceiros de mídia. O IDBrasil Cultura, Educação e Esporte é a organização social responsável pela sua gestão.

Atualizado em 3 Jun 2021.