Guia da Semana

Tá afim de sair, mas está sem grana? Calma, não precisa se desesperar. Felizmente, a cidade de São Paulo conta com uma programação bem eclética, com atrações imperdíveis gratuitas ou bem baratinhos.

Sempre pensando em te ajudar, o Guia da Semana reuniu os melhores eventos gratuitos ou bem baratinhos que rolam em São Paulo no mês de agosto. Confira:


QUINTAL DO BEM NO MIRANTE 9 DE JULHO

De 15 de setembro a 7 de outubro, o Mirante 9 de julho recebe a segunda edição do Quintal do bem, com muitas atividades de saúdo e bem-estar. A programação começa sábado pela manhã, com aulas de yoga. Já no domingo o dia será de treino funcional e corrida, acompanhado de discotecagem de vinil por conta da Bike Vinil 011. Além dos treinos, a agenda contará com outras atividades, como feiras e workshops.

QUANDO: 15 de setembro até 07 de outubro
ONDE: Mirante 9 de Julho
QUANTO: grátis


THE GAARDEN

A festa convida o público a se conectar mais uma vez com a sua própria natureza em meio à cidade, ficar descalço e aproveitar o sábado ao ar livre, no melhor estilo piquenique no parque. A experiência produzida pela agência Haute, terá ainda feira especial com venda e exposição de artesanato, decoração e artes gráficas. Para completar a programação, durante todo o dia, DJs e bandas se revezam com sets repletos de brasilidades, que embalam o clima de piquenique e encerram o sábado em clima de festa. Na área gastronômica, comidas frescas e assinadas por conhecidos restaurantes estarão à venda, como tortas e saladas do restaurante Horta Gourmet, além de cestas de piquenique - com snacks e outras opções típicas. Coroando o dia, a cerveja Hoegaarden poderá ser consumida sozinha ou em drinks exclusivos, como o Gaarden Gin.

QUANDO: 22 de setembro, das 12h às 00h
ONDE: Parque Burle Marx
QUANTO: grátis


VILA PET

Espaço com programação integralmente dedicada aos animais de estimação, em especial cães e gatos. Dentre as atrações estão piscina de bolinhas para os animais e o concurso ‘Cara de um, focinho de outro’ – que elegerá o animal mais parecido com seu dono. Além disso, mais de 30 stands de vendas de empresas do segmento pet, como roupas, petiscos e acessórios, serão montados durante o Vila Pet, que contará, também, com palestras e bate-papos comandados por veterinários e adestradores e o lançamento do calendário de 2019 com fotos de cães da ONG Santo Pet. Tudo isso em um espaço aberto com shows, música, lojas e gastronomia – para os humanos, nesse caso.

QUANDO: 22 e 23 de setembro, das 12h às 20h
ONDE:
QUANTO:
grátis


ALCEU VALENÇA

O cantor se apresenta no evento Forró da Garoa.

QUANDO: 30 de setembro, das 20h às 23h
ONDE: Vale do Anhangabaú
QUANTO:
grátis


AI-5 50 ANOS - AINDA NÃO TERMINOU DE ACABAR

Entre os dias 4 de setembro e 04 de novembro, o Instituto Tomie Ohtake promove a exposição "AI-5 50 ANOS – Ainda não terminou de acabar", exposição que busca discutir os custos da retirada de direitos democráticos para o imaginário cultural do País, em resposta aos 50 anos do Ato Institucional No. 5, marco do agravamento do totalitarismo da ditadura civil-militar brasileira (1964-1985).

QUANDO: terça a domingo, das 11h às 20h (até 4/11)
ONDE: Instituto Tomie Ohtake
QUANTO:
grátis


HITCHCOCK – BASTIDORES DE SUSPENSE

Em homenagem ao mestre do suspense, Alfred Hitchcock. Através de experiências imersivas e interativas, a mostra levará ao público um panorama da vida e obra do consagrado diretor – os visitantes poderão ver de perto os elementos e aspectos que tornaram suas obras grandes sucessos do cinema.

QUANDO: de terça a sexta, das 10h às 21h | sábados, das 10h às 22h | domingos e feriados, das 11h às 20h - até 21 de outubro
ONDE: Museu da Imagem e do Som
QUANTO: R$ 6,00 a R$ 12,00


► BICHOS DO BRASIL

A exposição gratuita "Wild Brazil – Bichos do Brasil" retorna à cidade de São Paulo, entre os dias 15 de setembro e 12 de outubro, no Centro Britânico Idiomas, no bairro da Pompeia. Serão 27 obras, incluindo telas, lenços, bolsas e bloco de construção. A exposição retrata animais da fauna brasileira, como tamanduá bandeira, tatu-bola, anta, peixe-boi, quati, ouriço e paca, entre outros. As obras são da artista plástica Walkiria Barone, que representará a riqueza da fauna brasileira com sua arte atraente e colorida, possibilitando ao público conhecer ou relembrar diferentes espécies de animais do Brasil.

QUANDO: segunda a Quinta 8h30 às 20h | Sexta 8h às 17h| Sábado 8h30 às 11h30 (até
ONDE:
QUANTO:
grátis


AUTHENTIC GAMES

Em evento inédito, o fenômeno Authentic Games, criado pelo youtuber Marco Túlio, ganha vida por meio de um espaço interativo e temático voltado para crianças de até 12 anos. Ao todo são nove atrações, como o Authentic inflável gigante, piscina de bolinhas com escorregador, salão da Lydia, espaço do cãozinho Shake e uma estação de realidade virtual. Um dos destaques é a réplica do quarto do Authentic, espaço onde o youtuber produz seus vídeos e onde os visitantes poderão ter os seus '5 minutos de astros da Internet’.

QUANDO: domingo a sexta, das 14h às 20h |Sábado, das 12h às 20h (até 23/09)
ONDE:
QUANTO:
grátis

Por Amanda Matos

Atualizado em 26 Out 2018.