Guia da Semana

O K-pop é um fenômeno mundial; e caso você ainda não conheça, está na hora de começar a ouvir. Como o nome diz, é um gênero musical de pop criado na Coreia do Sul em que os grupos são formados por talentos que misturam rap, vocais e dança. O fenômeno cruzou fronteiras e está fazendo sucesso no mundo inteiro. Assim, bandas como BLACKPINK e BTS já fazem turnês internacionais e possuem milhões de visualizações no YouTube.

Pensando nisso, o Guia da Semana reuniu 10 bandas de K-pop que você precisa conhecer para entender o fenômeno. Confira:


► EXO

Lançado em 2011, o grupo foi formado pela SM Entertainment e seu nome vem de Exoplaneta, ou seja, planetas que não fazem parte do sistema solar. A formação original possui 12 integrantes, que foram divididos em dois grupos: o EXO-K e o EXO-M. O K-pop tem um grande mercado na China, por isso, parte do grupo, o EXO-M, canta em mandarim, enquanto que o EXO-K canta em coreano. Apesar dessa diferença, as músicas são as mesmas, e ambos os subgrupos aparecem nos clipes juntos.


► BLACKPINK

BLACKPINK é o grupo queridinho do momento. Formado por quatro garotas – Jennie, Lisa, Jisoo e Rosé –, foi lançado em 2016, pela YG Entertainment. É um dos grupos de maior sucesso atualmente, afinal, as garotas foram as primeiras do gênero a se apresentarem no Coachella.


► Monsta X

O Monsta X estreou em 2015 e foi lançado pela Starship Entertainment. A banda possui sete membros: Shownu, Wonho, Minhyuk, Kihyun, Hyungwon, Jooheon e I.M. Para além do público coreano, o grupo investe pesado na audiência japonesa, e até já lançou disco por lá, chamado “Piece”, de 2018. Com muito sucesso nas costas, o grupo já fez três turnês mundiais, e até passou pelo Brasil em 2019.


► BTS

Outro queridinho do momento é o BTS, sigla para Bangtan Sonyeondan, em coreano, que significa “escoteiros à prova de bala”. O grupo de sucesso mundial já atravessou o planeta com turnês e possui até mesmo seu próprio jogo. Lançada em 2013, a banda conta com sete integrantes: RM (Rap Monster), Jin, Suga, J-Hope, Jungkook, Jimin e V, sendo alguns deles cantores, rappers, dançarinos e até produtores.


► GOT7

O GOT7, outro grupo masculino, conta com sete integrantes: Mark, JB, Jackson, Jinyoung, Youngjae, BamBam e Yugyeom. A banda foi lançada em 2014 pela JYP Entertainment e logo no início alcançou o topo das paradas – até apareceram em primeiro lugar no “World Albums”, da Billboard. Um dos pontos fortes do grupo é sua habilidade de dança, já que os meninos investem pesado em coreografias com movimentos do tricking, um esporte que mistura dança, ginástica e artes marciais.


► SEVENTEEN

Continuando com as superformações das bandas de K-pop, a SEVENTEEN possui 13 membros, e foi lançada pela Pledis Entertainment, em 2015. Os integrantes são divididos em três subgrupos: S.Coups, Wonwoo, Mingyu e Vernon no hip-hop; Woozi, Jeonghan, Joshua, DK e Seungkwan nos vocais; e Hoshi, Jun, The8 e Dino no time de performance. O álbum de estreia da banda, “17 Carat”, foi o único álbum de estreia a aparecer entre os “10 Melhores Álbuns de K-pop da Billboard” em 2015.


► TWICE

Formado pela JYP Entertainment, a TWICE é composta por nove membros: Nayeon, Jeongyeon, Momo, Sana, Jihyo, Mina, Dahyun, Chaeyoung e Tzuyu. O grupo foi formado a partir do reality show “Sixteen”, que contou com 16 participantes.


► Red Velvet

Irene, Seulgi, Wendy, Joy e Yeri formam o grupo feminino Red Velvet, formado em 2014 pela SM Entertainment. Sua trajetória até o momento é dividida em duas fases: a Red, mais divertida e colorida, e o velvet, mais sombrio e sério. Entretanto, a partir de 2016, com o lançamento do EP “Russian Roulette”, as garotas decidiram não fazer mais essa divisão. Assim, as garotas incorporaram um pouco das duas fases em sua música atual.


► Cosmic Girls

A banda Cosmic Girls, formada em 2016, é agenciada pela Starship Entertainment, em parceria com a empresa chinesa Yuehua Entertainment, e possui 12 integrantes. Cada uma delas representa um signo do zodíaco, e elas são divididas em quatro subgrupos: "Wonder", "Joy", "Sweet" e "Natural". Assim, juntando as iniciais de cada grupo, forma-se a sigla "WJSN", que significa “Cosmic Girls” em coreano. A 13ª integrante, Yeonjung, juntou-se ao grupo e simboliza do signo serpentário.


► Loona

Loona é um projeto lançado em 2016, com todo um conceito por trás. São 12 integrantes, Heejin, Hyunjin, Haseul, Yeojin, Vivi, Kim Lip, Jinsoul, Choerry, Yves, Chuu, Go Won e Olivia Hye. Cada uma representa um mês do ano, uma cor e um animal. Com uma superprodução, o grupo foi sendo lançado aos poucos, com estreias solo ou de algumas integrantes do grupo. A estreia oficial com a formação completa ocorreu em 2018.

Por Lidia Capitani

Atualizado em 30 Jul 2020.