Gastronomia
Por Ricardo Martins

Cerveja ou vinho? Híbrido das bebidas é tendência para o verão!

Movimento que surgiu na Itália desembarca no Brasil.

Foto: Shutterstock

Sempre garimpando novidades do mercado de cervejas, o sommelier Carlos Lima, do TapTap Bar, está de olho em uma nova tendência: uma bebida híbrida de cerveja e vinho.

"Tenho observado algumas cervejarias e até alguns fabricantes de vinho que estão investindo nesse tipo de cerveja. Esse movimento surgiu na Itália e hoje é relativamente comum encontrar exemplares desse estilo de fabricação no mundo todo", diz o profissional.

A novidade traz em seu processo o uso de uva no processo de fabricação da cerveja.

"Na prática, precisamos fabricar a cerveja do mesmo jeito, todos os processos necessários para a fabricação de uma cerveja devem ser feitos. A diferença fica na adição da uva. Além do descrito acima, há exemplares que utilizam levedura de vinho na produção da cerveja, o que traz ainda mais características das uvas utilizadas na bebida", explica Lima.

A uva contribui diretamente na cor e ao aroma e, dependendo da utilização por lembrar um espumante. Aqui no Brasil, a novidade tem tudo para ser bem aceita, já que que são sabores e características relativamente conhecidos pelo público e não assustam quando bem incorporados à cerveja.

"Para o nosso clima quente é uma delícia. A fabricação de cerveja é um processo que permite ao cervejeiro usar toda sua criatividade e o Brasil, tendo não só boas cervejarias, mas boas vinícolas, permite essa utilização", completa o sommelier.


Por Ricardo Martins

Atualizado em 4 Jan 2021.

Mais notícias

Conheça a Good Pick, confeitaria saudável com snacks sem açúcar refinado, trigo, lactose, químicos e conservantes

Gastronomia

Galeria: mimos gastronômicos para o Dia das Mães 2021

Gastronomia

8 itens que vão deixar o seu jantar de inverno mais gostoso e aconchegante

Gastronomia

10 dicas que vão te ajudar a fazer o churrasco perfeito

Gastronomia

Ovos de Páscoa 2021: confira os lançamentos deste ano

Gastronomia

Academia da Cerveja recebe cientista para palestra gratuita sobre as tendências da bebida

Gastronomia