Guia da Semana

O filme é uma critica aos fiascos americanos: racismo e a desastrosa guerra do Vietnã, com a diferença do enfoque na participação dos afro-americanos na guerra. Para isso conta a estória (fictícia) de quatro veteranos “negros” da Guerra do Vietnã... Paul, Otis, Eddie e Melvin, que retornam muitos anos depois ao Vietnã para trazer os restos mortais do quinto companheiro ”Bloods”(como eles se “chamavam), Norman (o comandante).

O filme inicia com fatos reais tanto da Guerra como dos movimentos contra o racismo...com depoimentos de ícones como Muhammad Ali e Angela Davis...além do discurso de Martin Luther King, grande opositor a participação no Vietnã e o envio grande envio dos negros para “lutar numa guerra que não era deles”! Imagine...Spike Lee...prepara-se para cenas bem fortes, emoções e surpresas! ...e também...as cenas com graça, como “swing” dos quatro coroas na “casa noturna” em Shangai. Destaque para a ótima escolha da trilha Marvin Gaye!

O filme coincide com os últimos fatos americanos de racismo...ou seja, temática sempre latente! Acho que um filme de Spike Lee é para ver e ponto!


“Destacamento Blood” (Da 5 Bloods)
Direção:
Spike Lee
Ano: 2020
Gênero: drama
Onde assistir: Netflix

@lili_no_cinema_em_casa

Por Lili Giannini do @lili_no_cinema_em_casa

Atualizado em 30 Abr 2021.