Guia da Semana

Com as novas restrições de circulação na cidade de São Paulo, os centros culturais ficam fechados até dia 30 de março. Mas isso não quer dizer que você não pode conferir algumas das melhores exposições virtuais do momento.

É possível ver o acervo do Museu do Ipiranga online, a megaexposição do pintor Basquiat, que ocorreu nos Estados Unidos, e até fazer uma tour virtual pela mostra 'OSGÊMEOS', que vivia esgotada na Pinacoteca.

Assim, o Guia da Semana reuniu 10 exposições online para você conferir em março. Se liga:


► LEONARDO DA VINCI – 500 ANOS DE UM GÊNIO

Na exposição online, é possível passear por todas as áreas temáticas, incluindo a sala de projeção, com imagens em 360 graus. Na tour, o público é levado a uma imersão completa com experiência em realidade aumentada de objetos expostos no espaço físico, além de ter acesso a uma série de vídeos com conteúdos que revelam aspectos curiosos do artista renascentista. Além disso, a visita online possui vídeos e áudio-guias com detalhes curiosos sobre a vida do gênio.

Onde: Confira aqui!
Quanto: R$ 20, acesso por 24 horas


► RESSETAR

A exposição ‘Ressetar’ estreou em fevereiro de 2020 no Museu da Diversidade Sexual (MDS), mas teve a temporada suspensa devido à pandemia de coronavírus. Desde 5 de março, a exposição ocorre de modo totalmente online, com acesso pelo site www.mds.org.br. No portal, as obras são exibidas em 3D, permitindo que o público veja as peças em 360º. A mostra reúne 12 artistas que criaram obras sobre a retomada da vida após situações de trauma e desmoronamentos. Os trabalhos se utilizam de diferentes técnicas, como colagens, pinturas, instalações, esculturas e desenhos.

Quando: a partir de 5 de março de 2021
Onde: Confira aqui!
Quanto: gratuito


► CASTELO RÁ-TIM-BUM

A mostra do Castelo Rá-Tim-Bum, com tour virtual 360º, relembra todos os ambientes do famoso castelo. Concebida pela equipe do Museu da Imagem e do Som com apoio da TV Cultura/Fundação Padre Anchieta, a mostra é uma homenagem ao programa, considerado um dos melhores produtos audiovisuais da história da televisão brasileira. A tour é toda interativa, sendo possível ouvir as vozes de todos os personagens – dependendo do cômodo que você entrar.

Onde: Confira aqui!
Quanto: gratuito


► MUSEU DO IPIRANGA VIRTUAL

O aplicativo ‘Museu do Ipiranga Digital’ está com duas exposições inéditas: “Personagens da Independência” e “Dirigíveis de Santos Dumont”. Com um avatar, o público pode visitar as duas exposições, fazer um voo panorâmico pelo Jardim Francês e conhecer mais sobre a história do Museu em uma realidade 3D.

Onde: Confira aqui!
Quanto: gratuito

► MEGAEXPOSIÇÃO BASQUIAT

A Fundação Brant, nos Estados Unidos, está com uma visita online da megaexposição do artista Jean-Michel Basquiat. A mostra, que ocorreu em 2019, está disponível no site da instituição de forma gratuita. São quatro andares do famoso centro cultural, que expõe o melhor da arte de Basquiat, que mistura linguagens como grafite, colagens e retratos, e temáticas, como as questões raciais, colonialismo, cultura pop e os ícones pessoais.

Onde: Confira aqui!
Quanto: gratuito


► CLUBE DE COLECIONADORES DE FOTOGRAFIA DO MAM

Com a celebração de 20 anos do Clube de Colecionadores de Fotografia do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), e também para celebrar 72 anos da instituição, o MAM traz uma prévia da mostra de fotografia de forma online. Com curadoria de Eder Chiodetto, a exposição reúne obras de figuras emblemáticas da fotografia e presta homenagem à Mário Cravo Neto, fotógrafo, escultor e desenhista de origem baiana. A exposição será inaugurada na íntegra na reabertura do espaço físico do Museu.

Onde: Confira aqui!
Quanto: gratuito


► QUEERENTENA

O Museu da Diversidade Sexual está em cartaz com sua primeira mostra digital, chamada “Queerentena”. A exposição traz obras de artistas LQBTI+ que foram criadas durante o período de isolamento e que discutem temáticas relacionadas ao momento. São 60 obras dos mais variados tipos, de pinturas a colagens e fotografias de artistas de todo o Brasil.

Onde: Confira aqui!
Quanto: gratuito


► OSGÊMEOS

Os artistas Gustavo e Otávio Pandolfo gravaram uma visita educativa guiada pela mostra “OSGEMEOS: Segredos”, disponível no site da Pinacoteca ou pelo canal do YouTube. Com quase meia hora, você passa por toda a exposição dos artistas urbanos mais renomados do Brasil. O duo apresenta pinturas, instalações imersivas e sonoras, esculturas, intervenções site specific, desenhos e cadernos de anotações.

Onde: Confira aqui!
Quanto: gratuito


► MARANHÃO POR PIERRE VERGER

A partir de terça, dia 16 de março, uma exposição de 80 fotos do francês Pierre Verger durante sua passagem pelo Maranhão no fim dos anos 40, selecionadas pela curadora e historiadora Paula Porta, em parceria com a Fundação Pierre Verger, estará disponível no site do Centro Cultural Vale Maranhão - CCVM. Na exposição virtual ‘Maranhão por Pierre Verger’ o público poderá ver através dos registros de Verger – até agora pouco conhecidos - um Maranhão de metade do século XX, com suas tradições religiosas e atividades econômicas, em cotidiano de resistência, ampliando a compreensão sobre a religiosidade, trabalho, arte, filosofia e tantos outros aspectos formadores de nossa cultura, herança do Atlântico Negro.

Quando: a partir de 16 de março
Onde: Confira aqui!
Quanto: gratuito


► MORADA DO CORAÇÃO PERDIDO

Em comemoração aos 100 anos do Museu Casa Mário de Andrade, a exposição de longa duração “Morada do Coração Perdido”, localizada na antiga casa do artista, é uma das dicas para o mês. A mostra inclui móveis originais da casa, objetos pessoais de Mário – entre eles, os famosos óculos redondos – e diversas reproduções de documentos, fotografias e vídeos. No espaço virtual do museu, está disponível a exposição com a trajetória da vida de Mário e suas diversas atuações profissionais: escritor, poeta, cronista, ensaísta, crítico das artes, músico, professor de música, pesquisador, folclorista, fotógrafo, ativista cultural e gestor público.

Onde: Confira aqui!
Quanto: gratuito

Por Lidia Capitani

Atualizado em 17 Mar 2021.