Guia da Semana

Em São Paulo, os museus e centros culturais ainda não voltaram com as atividades presenciais totalmente. Por isso, ainda há diversas exposições virtuais incríveis para conferir online. O Museu da Imagem e do Som de São Paulo, por exemplo, disponibilizou uma tour pelas exposições de Leonardo da Vinci e do Castelo Rá Tim Bum. Além disso, também é possível visitar as exposições do Basquiat, nos Estados Unidos, além de passear pelo Museu do Ipiranga, Inhotim, entre outros locais.

Assim, o Guia da Semana selecionou 10 exposições online imperdíveis para ver em outubro. Confira:

► LEONARDO DA VINCI – 500 ANOS DE UM GÊNIO

Foto: Divulgação (via Assessoria de Imprensa - Secretaria Especial de Comunicação do Governo de SP)

Na exposição online, é possível passear por todas as áreas temáticas, incluindo a sala de projeção, com imagens em 360 graus. Na tour, o público é levado a uma imersão completa com experiência em realidade aumentada de objetos expostos no espaço físico, além de ter acesso a uma série de vídeos com conteúdos que revelam aspectos curiosos do artista renascentista. Além disso, a visita online possui vídeos e áudio-guias com detalhes curiosos sobre a vida do gênio.

Onde: confira aqui
Quanto: R$ 20, acesso por 24 horas


► CASTELO RÁ-TIM-BUM

A mostra do Castelo Rá-Tim-Bum, com tour virtual 360º, relembra todos os ambientes do famoso castelo. Concebida pela equipe do Museu da Imagem e do Som com apoio da TV Cultura/Fundação Padre Anchieta, a mostra é uma homenagem ao programa, considerado um dos melhores produtos audiovisuais da história da televisão brasileira. A tour é toda interativa, sendo possível ouvir as vozes de todos os personagens – dependendo do cômodo que você entrar.

Onde: confira aqui
Quanto: gratuita

► HÍBRIDA, OCUPAÇÃO ARTÍSTICA DE YAGO GOYA

Em outubro, ocorre a exposição “Híbrida, ocupação artística de Yago Goya” de maneira visual de multilinguagens. Montada na galeria da Oficina Cultural Alfredo Volpi (Itaquera-SP), será compartilhada inteira de forma online através do perfil @umabixa. Mais de 30 telas, fotografias, ilustrações e audiovisual de materiais recicláveis compõem a exposição.

Onde: confira aqui
Quanto: gratuito

► ENTRE FOLHAS E FORMAS: UMA VIAGEM AO UNIVERSO DAS ARÁCEAS

Foto: João Marcos Rosa (via assessoria do Inhotim)

São mais de 3 mil espécies descritas na literatura botânica e anualmente outras tantas vão sendo reveladas. Muito presentes no cotidiano das pessoas e algumas das responsáveis por encantar milhares de visitantes no Inhotim, as aráceas são as protagonistas da nova exposição virtual do instituto no Google Arts & Culture.

Onde: confira aqui
Quanto: gratuito

► MEGAEXPOSIÇÃO BASQUIAT

A Fundação Brant, nos Estados Unidos, está com uma visita online para a megaexposição do artista Jean-Michel Basquiat. A mostra, que ocorreu em 2019, está disponível no site da instituição de forma gratuita. São quatro andares do famoso centro cultural que expõem o melhor da arte de Basquiat, que mistura linguagens, como grafite, colagens e retratos, e temáticas, como as questões raciais, colonialismo, cultura pop e os ícones pessoais.

Onde: confira aqui
Quanto: gratuito

► OUTROS RETRATOS EM BRANCO E PRETO

Foto: Miro (via assessoria - Agência Lema)

Os 45 anos de carreira do fotógrafo Miro são celebrados com a exposição "Outros Retratos em Branco e Preto". Doze obras do artista podem ser conhecidas na Galeria Jarouche até 10 de outubro ou na tour virtual no site da Micasa. As imagens da mostra foram todas produzidas nos anos 70 e 80.

Quando: até 10 de outubro
Onde: confira aqui
Quanto: gratuito

► MUSEU DO IPIRANGA VIRTUAL

O aplicativo ‘Museu do Ipiranga Digital’ está com duas exposições inéditas: “Personagens da Independência” e “Dirigíveis de Santos Dumont”. Com um avatar, o público pode visitar as duas exposições, fazer um voo panorâmico pelo Jardim Francês e conhecer mais sobre a história do Museu em uma realidade 3D.

Onde: confira aqui
Quanto: gratuito

► ARQUIVO PETER SCHEIER

Foto: Divulgação (via assessoria - Instituto Moreira Salles)

A exposição “Arquivo Peter Scheier”, no IMS Paulista, é um mergulho nos trabalhos do fotógrafo, com destaque para as obras que saíram na “Revista Cruzeiro”, na década de 1940; seus registros sobre o nascimento de instituições como o Museu de Arte de São Paulo e a Bienal de São Paulo, nos anos 1950; bem como sua colaboração com arquitetos como Rino Levi e Lina Bo Bardi.

Onde: confira aqui
Quanto: gratuito


► O PRÉDIO ROSA: PATRIMÔNIO, MEMÓRIA E ARQUITETURA

O Prédio Rosa da Praça da Liberdade, sede do Museu, foi inaugurado em 1897, juntamente com Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, que nascia com ares republicanos no início do século XIX. Conheça a história do Prédio Rosa, que se cruza com as memórias da capital e de seu povo por meio de uma arquitetura deslumbrante!

Onde: confira aqui
Quanto: gratuito

► POR DENTRO DO PRÉDIO ROSA: DETALHES DA RESTAURAÇÃO

O Prédio Rosa, inaugurado junto com a capital Belo Horizonte, em 1897, foi completamente restaurado e adequado para receber o MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal a partir de 2010. Você poderá conhecer os simbolismos por trás da decoração interna, a iconografia e os detalhes internos desse edifício histórico e patrimônio de Minas Gerais.

Onde: confira aqui
Quanto: gratuito

Por Lidia Capitani

Atualizado em 13 Out 2020.