Guia da Semana

Você já é um entusiasta dos podcasts ou ainda está explorando este universo? No Brasil, o mercado deste tipo de conteúdo está em expansão e já temos diversos programas incríveis para baixar e ouvir quando e onde quisermos – sim, essa é uma das facilidades dos podcasts.

Pensando nisso, o Guia da Semana selecionou 10 podcasts brasileiros para você ouvir nesta quarentena. Confira:


O NOME DISSO É MUNDO

Um podcast que conta histórias de brasileiros que se aventuraram no exterior para residir. “O nome disso é mundo” é um podcast sobre expatriados brasileiros. É apresentado por Filipe Teixeira, que a cada episódio entrevista um brasileiro que firmou raízes fora a fim de criar a vontade de conhecer o mundo nos ouvintes.


É NÓIA MINHA?

No podcast “É nóia minha?”, a roteirista e escritora Camila Fremder compartilha com seus convidados e ouvintes todas as maluquices que passam pela sua cabeça. Ela conta sobre várias de suas nóias relacionadas a procrastinação, sentimentos de não pertencimento, amores, autoestima e muito mais.


BOM DIA, OBVIOUS

No podcast “Bom dia, Obvious”, a Marcela Ceribelli, CEO e diretora criativa da agência Obvious, recebe convidados diferentes a cada episódio para discutir diversos assuntos do universo feminino de forma aberta. São temas como saúde mental, autocuidado, carreira, autoestima, novas curas, relacionamentos e outros.


BILHETERIA

O podcast “Bilheteria” foca em cultura pop e entretenimento, desde filmes e séries a HQs, música e mais. O programa faz parte do conglomerado de podcasts “Half Deaf”, e é apresentado por Henrique Sampaio, Heitor De Paola e Caio Teixeira. Está no ar desde 2014.


FILHOS DA GRÁVIDA DE TAUBATÉ

Os youtubers do “Diva da Depressão” junto com Maíra Medeiros criaram o podcast “Filhos da Grávida de Taubaté” para falar sobre tudo o que eles mais gostam: entretenimento, famosos e polêmicas. Os episódios duram em média 70 minutos e vão ao ar semanalmente, às sextas.


RESPONDENDO EM VOZ ALTA

O podcast “Respondendo em voz alta” é comandado pela misteriosa Laurinha Lero – misteriosa pois sabe-se pouco sobre a apresentadora. Com humor, Laurinha faz um monólogo como se fosse uma terapeuta inusitada e responde questões existenciais e sobre amor.


CAFÉ DA MANHÃ

O “Café da Manhã” é um podcast da Folha de São Paulo em parceria com o Spotify. Comandado pela dupla de jornalistas Rodrigo Vizeu e Magê Flores, o podcast diário de notícias vai ao ar de segunda a sexta, sempre às 6h. O programa trata sobre diversos assuntos em alta nas manchetes diárias, desde política, cultura, saúde e ciência a internacional, economia e muito mais.


O ASSUNTO

No podcast “O Assunto”, a jornalista Renata Lo Prete discute um grande assunto do momento. Renata conversa com outros jornalistas para contextualizar, explicar e trazer outros ângulos sobre o assunto mais relevante do momento, sejam eles no Brasil ou mundo.


BASEADO EM FATOS SURREAIS

Baseado em fatos surreais é um podcast que desde 2016 conta histórias de mulheres, sempre em primeira pessoa. É feito por Marcela Ponce de Leon e Sheylli Caleffi, que interpretam de maneira vívida as histórias surreais e incríveis destas mulheres.


PROJETO HUMANOS

O “Projeto Humanos” é um podcast produzido por Ivan Mizanzuk e que desde 2015 conta histórias incríveis de pessoas reais através de storytelling.

Por Lid Capitani

Atualizado em 13 Mai 2020.