Guia da Semana

Que tal aproveitar o tempo livre para fazer um curso online e gratuito? Há muitos sites que estão promovendo cursos de vários assuntos, desde teóricos a práticos, sendo uma boa oportunidade para aprender um assunto novo ou se aprofundar na sua área de interesse.

Pensando nisso, o Guia da Semana separou 13 cursos online e gratuitos imperdíveis no mês de maio. Confira:


► MÃE EMPREENDEDORAS

No mês de maio, a B2Mamy, aceleradora que conecta mães empreendedoras ao ecossistema de inovação, disponibiliza diversos cursos gratuitos para capacitar e estimular o lado empreendedor das mulheres. Os cursos B2Mamy START Launchpad Woman, Let´s Grow e Mais Abraços Academy acontecem de forma remota e gratuitamente.


► CURSO DE DANÇA

Dois cursos de dança grátis serão oferecidos virtualmente a partir da do dia 19, pela Fundação Cultural e o Instituto Curitiba de Arte e Cultura. Os interessados deverão acessar o site Casa Hoffmann, que estará disponível para o público a partir do dia 15. Os cursos são voltados para iniciantes e pessoas com nível intermediário. Os primeiros terão aulas de street dance às terças-feiras, a partir de 19/5, com Raphael Alpha. Os demais farão dança contemporânea às quintas-feiras, a partir de 21/5, com Airton Rodrigues. Serão seis aulas semanais de 30 minutos cada, publicadas sempre às 12h do dia de cada aula. Depois desta data, será possível acessar as aulas pelo YouTube. Além disso, todos os sábados, a partir das 16h, haverá um encontro virtual com duração de até 1h15. Confira aqui.


► AULAS DE ILUSTRAÇÃO ONLINE PARA CRIANÇAS

Às terças e quintas, a partir de 12 de maio, os artistas Augusto Figliaggi e Gabriela Gil ministram aulas de ilustração online para crianças. Os vídeos do curso serão disponibilizados no site e no YouTube do Itaú Cultural às 11 horas de cada dia. Augusto é quem dá as aulas de quinta, que têm como foco a cultura popular brasileira. As próximas aulas acontecem nos dias 21 e 28 de maio e 4 de junho, com os vídeos disponibilizados no site a partir das 11 horas de cada dia. Confira aqui.


► CURSO DE TEATRO PARA JOVENS

O canal “Produtora Constelar” no YouTube lança a playlist “Oficina Teatro Online”. A cada semana, duas de um total de 24 videoaulas serão liberadas nos próximos três meses, sendo a primeira delas, às 11h, para alunos entre 8 e 11 anos, comandada pelo professor Zé Helou, e a segunda às 11h30, para a faixa dos 12 aos 16 anos, com a professora Viviana Rocha. Os conteúdos envolvem jogos, improvisação, criação de máscaras gregas, entre outros. Aqueles que não tenham conseguido vaga nas oficinas deste ano terão acesso ao mesmo conteúdo, porém como espectador.


► GRANDES DIRETORES DO CINEMA: CICLO MESTRES DO CINEMA SILENCIOSO

Em 22 e 29 de maio, 5, 12 e 19 de junho, a partir das 19h, a Casa Guilherme de Almeida promove o curso ministrado pelo crítico de cinema Fernando Brito. A aula apontará obras de grandes mestres que iniciaram carreira na época do cinema silencioso, gênero que surgiu na virada do século XIX para o XX. Os alunos terão contato com a contribuição estética até a evolução da linguagem cinematográfica, com atenção ao contexto histórico, social e cultural. Neste link é possível se inscrever até 19/05.


► TRANSMÍDIA STORYTELLING: O UNIVERSO DAS NARRATIVAS MULTIPLATAFORMA

O curso “Transmídia Storytelling: o universo das narrativas multiplataforma”, oferecido pela Casa Guilherme de Almeida, será ministrado pela Joyce Pais, especialista em gestão da comunicação e criadora do Cinemascope, que aplica as aulas nos dias 2, 4, 9 e 11 de junho, às 19h. As aulas apresentarão uma visão das estratégias transmídia com conceitos para ajudar os alunos na análise e no entendimento de seus usos nas mais diversas mídias e plataformas. As séries televisivas analisadas, “Twin Peaks” e “True Detective”, foram escolhidas como ponto de partida para uma imersão às narrativas complexas de multiplataforma. A inscrição está aberta até 31/05 por aqui.


► MUSICALIZAÇÃO INFANTIL: PRODUZINDO MÚSICA EM CASA

Esta oficina propõe, através de sons e ritmos, a possibilidade da criança vivenciar a música, mesmo que esteja distante dos seus companheiros de atividade, para desenvolver percepções auditivas, visuais e táteis com sensibilidade. Para produzir os sons, serão utilizados materiais que a criança tenha em casa, como balde, cadeira, garrafa pet; além do próprio corpo. É online, gratuita, de quartas e sextas, do dia 20 de maio a 5 de junho, das 9h30 às 11h. As inscrições ocorrem até 19 de maio. Clique aqui.


► PORTAL DA ZUMBA: OFICINA DE DANÇA REMOTA

Através da internet e em tempo real, interessados nos ritmos latinos terão a oportunidade de participar desta vivência intensa sem sair de casa. Esta atividade virtual contagiante não requer experiência prévia em dança. As aulas ocorrem todas as quintas, de 21 de maio a 2 de julho, das 19h30 às 20h30. As inscrições vão até 20 de maio. Clique aqui.


► YOGA PARA INICIANTES E TERCEIRA IDADE

Através da Yoga serão abordados exercícios de respiração, equilíbrio emocional e consciência corporal sob a orientação de Claudia Moraes. Com movimentos de fácil acompanhamento, esta oficina é indicada para iniciantes e, especialmente, para a terceira idade. As aulas ocorrem de 19 de maio a 30 de junho, sempre às terças, das 19h30 às 20h30. As inscrições vão até 18 de maio. Clique aqui.


► CAPOEIRA ONLINE PARA PRATICANTES

Esta oficina, coordenada pelo Mestre Coruja, é voltada aos praticantes de Capoeira. As aulas apresentarão os fundamentos que caracterizam essa manifestação, pautados na inteligência do corpo. Serão abordados símbolos dessa resistência cultural como o diálogo corporal, a improvisação, a necessidade de agir e o equilíbrio dos participantes. As aulas ocorrem às segundas e quartas, de 18 de maio a 10 de junho, das 18h30 às 20h. As inscrições vão até 17 de maio. Clique aqui.


► LITERATURA, PERFORMANCE E GÊNERO: ESTRATÉGIAS DE CRIAÇÃO

Quais as fronteiras entre performance e literatura? Nesta oficina, as artistas realizarão leituras e análises de obras literárias a partir do prisma da performance e da performatividade, além de leituras teóricas em torno do feminismo. Concomitantemente, irão propor exercícios de escrita criativa que estimulem os participantes a desenvolverem projetos autorais. Essa atividade é coordenada por Fernanda Machado, Luiza Romão e Sofia Boito (Projeto Palabrería Feminista). As aulas ocorrem toda segunda e quarta, de 25 de maio a 3 de junho, das 15h às 17h30, com inscrições até 20 de maio. Clique aqui.


► FOTOGRAFIA MÓVEL: UMA INVESTIGAÇÃO ONLINE

“Fotografia Móvel: uma investigação online” é uma atividade coordenada por Bárbara Milano para aprimorar o pensamento fotográfico por intermédio de técnicas e conceitos que possam enriquecer a construção de uma produção autoral e autônoma, visando o contexto de isolamento social. Essa imersão propõe a realização de trabalhos para construção de um projeto autoral, dentro da linguagem fotográfica, por cada participante – ao final, os trabalhos serão publicados na plataforma Instagram. As aulas ocorrem toda segunda, quarta e sexta, de 25 de maio a 5 de junho, das 10h às 11h. As inscrições vão até 20 de maio. Clique aqui.


► AULAS DE DANÇA PARA CRIANÇAS

Entre 3 e 27 de maio, sempre às quartas-feiras e domingos, às 11h, o Itaú Cultural promove em seu site aulas de dança para crianças. A arte-educadora e pesquisadora Flora Gussonato se dedica à primeira infância, até os 6 anos, enquanto o professor e coreógrafo Renato Cruz produz conteúdos para crianças a partir dos 7 anos. Eles conduzem o público mirim em práticas iniciáticas de dança, compostas por exercícios de aquecimento, alongamento, passos básicos, sequências técnicas e alguns jogos para experimentação do movimento e assimilação dos conteúdos. Clique aqui.

Atualizado em 16 Mai 2020.