Guia da Semana

Você é do tipo de pessoa que se distrai facilmente, vive ansioso(a) ou se acha hiperativo? Já pensou em começar a praticar meditação em casa? Você não precisa ir até um templo budista ou pagar aulas particulares para aprender o básico da prática. Com aplicativos para celulares, você consegue fazer sessões de meditação guiada diretamente da sua casa, de onde quiser.

Pensando nisso, o Guia da Semana selecionou 7 aplicativos de meditação que vale a pena baixar. Confira:

Sattva

O Sattva é um aplicativo de meditação disponível para iOS e Android que oferece meditações guiadas para iniciantes. Também oferece um cronômetro para você verificar quanto tempo está meditando, um medidor de humor de antes e depois da sessão e ainda um monitor de frequência cardíaca, quando conectado com um relógio inteligente.


Medite.se

O Medite.se foi criado pelo brasileiro Tadashi Kadomoto e é totalmente voltado para os iniciantes da prática. O aplicativo está disponível para iOS e Android, e possui diversas meditações guiadas em português. Além disso, você consegue baixar o áudio para ouvir quando estiver offline.


Zen

O aplicativo Zen possui vários tipos de meditações: para dormir, contra tristeza, ansiedade, desânimo, irritação e muito mais. Além disso, o aplicativo possui programas diferentes para você começar a meditar, com sessões guiadas por instrutores que falam português. Se você prefere uma meditação silenciosa, você pode optar por escolher uma música relaxante ou sons da natureza. Para ter acesso a mais sessões, você pode optar por assinar os planos que vão de R$ 9,50 a R$ 114,90 por mês.


Headspace

O Headspace é um dos aplicativos de meditação mais conhecidos e que possui um plano de jornada de introdução na meditação. Ele explica todos os conceitos da prática através de vídeos enquanto aprofunda o treino a cada sessão. O aplicativo te ensina a fazer exercícios de respiração e a se conectar com seu próprio corpo, além de oferecer meditações especiais para dormir, controlar a ansiedade e estresse, manter o equilíbrio e mais. Está disponível para iOS e Android.


Lojong

O Lojong é um aplicativo gratuito e em português que te ensina a meditar através de sessões guiadas. Cada sessão terá um objetivo diferente para que você domine a prática e a coloque no seu dia a dia. O aplicativo ainda gera relatórios mensais e diários do seu desempenho, traz citações motivadoras para continuar o hábito, vídeos animados sobre meditação e também um timer personalizado. Está disponível para iOS e Android.


Calm

Calm é outro aplicativo de meditação gratuito e em português, que te ensina a manter a atenção plena. Seja você um iniciante ou avançado, o aplicativo possui sessões para todos os níveis. Além de meditações, Calm oferece exercícios de alongamento e histórias para dormir. Você pode escolher uma música tranquila para relaxar, seja para fazer uma pausa no meio do dia, ou para dormir a noite. Está disponível para iOS e Android.


Insight Timer

O Insight Timer é um aplicativo de meditação que possui uma versão básica gratuita e outra paga, com mais sessões. Ele possui um grande acervo de meditações guiadas com objetivos diferentes, como para ter maior confiança, para lidar com o estresse, para manter o foco, controlar a ansiedade, entre outros. O Insight Timer possui meditações guiadas em português e inglês, sons ambientes, músicas relaxantes, relatórios de progresso, além de grupos de discussões para trocar experiências. Disponível para iOS e Android.

Atualizado em 9 Jun 2021.