Guia da Semana

De 22 de outubro a 4 de novembro ocorre a 44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Assim como em todos os anos, o famoso festival reúne alguns dos filmes mais incríveis lançados durante o ano em sessões especiais espalhadas pela cidade. Entretanto, este ano, devido à pandemia de coronavírus, o evento será majoritariamente virtual com algumas sessões nos cinemas drive-in do Belas Artes, no Memorial da América Latina, e no Sesc Dom Pedro II.

Para saber todos os detalhes sobre o festival, basta acessar o site da Mostra clicando aqui. Porém, já podemos adiantar que o evento vai reunir o melhor do audiovisual produzido em 2020. E para além dos filmes, você também pode acompanhar a programação de encontros com os diretores em lives e webinars.


Sessões online

O festival terá sua própria plataforma virtual, a MOSTRA PLAY, com ingressos a R$ 6,00 por visualização. Neste ano, dada às diferentes formas de exibição e ao valor reduzido dos ingressos, a Mostra não oferecerá pacotes e haverá número limitado de visualizações por filme.

A Festival Scope/Shift72, responsável pelos festivais de Toronto e Tribeca, além do mercado de Cannes, é a empresa desenvolvedora do serviço. Além da MOSTRA PLAY, haverá exibições dos filmes na Spcine Play e no Sesc Digital.


Programação com filmes imperdíveis

A programação conta com 198 filmes vindos de 71 países que serão apresentados nas seções ‘Perspectiva Internacional’, ‘Competição Novos Diretores’, ‘Mostra Brasil’ e ‘Apresentação Especial’. Você pode conferir a programação completa dos filmes selecionados clicando aqui.

Dentre os filmes brasileiros da seção ‘Mostra Brasil’, 36 constam na programação, entre longas-metragens premiados, filmes de diretores consagrados e de diretores estreantes. Além disso, a Mostra também vai exibir três dos mais importantes filmes de Fernando Coni Campos: “Viagem ao Fim do Mundo” (1968), “Ladrões de Cinema” (1977) e “O Mágico e o Delegado” (1983) – confira aqui todos os filmes brasileiros.

Já a seção ‘Perspectiva Internacional’, que possui um total de 83 filmes, faz uma seleção da produção cinematográfica recente ao redor do mundo, com longas-metragens que foram exibidos e premiados em festivais durante o último ano, novos trabalhos de diretores consagrados e filmes de revelações do cinema.

Dentre os destaques dessa edição estão produções como “Nova Ordem”, de Michel Franco, filme que abre a 44ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo e que foi premiado no Festival de Veneza; “Vivos”, de Ai Weiwei; e “Miss Marx”, de Susanna Nicchiarelli, também premiado em Veneza e exibido no Festival de San Sebastián – confira todos os filmes da ‘Perspectiva Internacional’ aqui.

Por Lidia Capitani

Atualizado em 20 Out 2020.