Guia da Semana

O mês de março está repleto de mostras online de cinema. São filmes, documentários e curtas incríveis para os amantes da sétima artes assistirem de forma virtual.

Pensando nisso, o Guia da Semana listou 11 mostras de cinema online e gratuitas para você conferir e março. Se liga:


► VEREDAS DO PATRIMÔNIO AUDIOVISUAL

Cinema realizado por mulheres é o foco central do ciclo em março da Cinemateca do MAM. A premiada série Women Make Films revela a contribuição negligenciada por historiadores, imprensa e indústria quanto ao papel criativo e decisivo na evolução da arte cinematográfica. A série explora dezenas de arquivos fílmicos nos cinco continentes e apresenta o trabalho de 183 diretoras desde o final do século 19 até a atualidade.

Onde: Vimeo MAM Rio


► FESTIVAL CORPOS DA TERRA

A terceira edição do festival apresenta 16 filmes, entre curtas e longas-metragens, e uma série de debates que procuram pensar o audiovisual como um instrumento de conexão entre diferentes povos e realidades. Com curadoria de Renata Tupinambá, o festival este ano foca na experiência das mulheres indígenas.

Quando: de 5 a 14 de março de 2021
Onde: Vimeo MAM Rio


► 10 ANOS DO ACIDENTE NUCLEAR DE FUKUSHIMA

Sessão em lembrança dos 10 anos do acidente nuclear em Fukushima. Composta por dois documentários que refletem sobre o acidente e suas consequências, a sessão será acompanhada de um bate-papo com Alphonse Kelecom, do Laboratório de Radiobiologia e Radiometria do Instituto de Biologia da Universidade Federal Fluminense.

Quando: de 11 a 18 de março de 2021
Onde: Vimeo MAM Rio


► RETROSPECTIVA PETRUS CARIRY

Uma retrospectiva quase integral de um dos diretores mais aclamados do cinema brasileiro contemporâneo, o cearense Petrus Cariry. Petrus rodou toda sua produção no Ceará. De forte cunho autoral, domina referências eruditas amplas, alinhando-se a um cinema sensorial contemporâneo e investigando temas caros à contemporaneidade.

Quando: de 5 de março a 1 de abril de 2021
Onde: Vimeo MAM Rio


► 1º FESTIVAL DE CULTURA EM DIREITOS HUMANOS

Online e gratuito, o 1º Festival de Cultura em Direitos Humanos começa no dia 7 de março e conta com atrações musicais, mesas de debates e filmes em diversos formatos. A programação conta com 11 longas-metragens recentes, com destaque para "Kunhangue Arandu - A Sabedoria das Mulheres", de Alberto Alvares e Cristina Flória. Outros títulos inéditos comercialmente no Brasil estão na grade, como "A Cordilheira dos Sonhos", de Patrício Guzmán, vencedor do prêmio de melhor documentário no Festival de Cannes; "Meu Nome é Bagdá", de Caru Alves de Souza; "Para Onde Voam as Feiticeiras", de Eliane Caffé, Carla Caffé e Beto Amaral; e "Selvagem", de Diego da Costa; além da exibição de 26 curtas-metragens. Confira a programação completa aqui.

Quando: de 7 a 14 de março de 2021
Onde: Innsaei.tv


► SANTOS FILM FEST

O Santos Film Fest – Festival Internacional de Cinema de Santos realiza, entre os dias 16 e 23 de março, uma edição especial online e gratuita. A programação conta com 75 filmes, entre curtas e longas, nacionais e estrangeiros, todos dirigidos ou produzidos por mulheres. A Mostra Nacional conta com 12 longas-metragens e 12 curtas-metragens; enquanto a Mostra Estrangeira reúne quatro longas e sete curtas de países como Argentina, Uruguai, Peru, Portugal e Cuba. Na Mostra Humanidades serão 15 longas e 13 curtas; enquanto a Mostra Regional Baixada Santista apresenta oito obras. Confira toda a programação aqui.

Quando: 16 a 23 de março de 2021
Onde: santosfilmfest.com/


► PAJUBÁ – 1º FESTIVAL DE CINEMA LGBTI+ DO RIO DE JANEIRO

De 08 a 14 de março, o Pajubá – 1º Festival de Cinema LGBTI+ do Rio de Janeiro será transmitido pela internet gratuitamente e oferecerá uma série de atividades aos espectadores interessados em cultura e diversidade sexual. Diariamente, o festival exibirá 35 filmes diversos em estética, enredo e linguagem. O Pajubá também oferecerá debates com os realizadores, seminários e masterclasses com temáticas como roteiro, criação de coletivos e políticas de visibilidade.

Quando: de 8 a 14 de março de 2021
Onde: Site oficial


► ANTROPOKAOS: MOSTRA DE FICÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA

Antropokaos: Mostra de Ficção Científica Brasileira, que começou sua história em 2019, retorna em 2021 com uma edição 100% online e gratuita, que acontecerá entre os dias 06 e 28 de março! A programação conta com sessões de longas e curtas, e debates todas as semanas. Ao final da mostra, será publicado um web-livro com a seleção dos ensaios que foram enviados para a inscrição.

Quando: de 6 a 28 de março de 2021
Onde: https://antropokaos.com.br/


► MOSTRA DE CINEMA MOVENTES

A Mostra de Cinema Moventes tem suas sessões sempre às sextas-feiras, às 19h, no canal do Centro Cultural Vale Maranhão no Youtube. Nas quartas-feiras seguintes às sessões, também às 19h, o canal traz debates com convidados especiais sobre os filmes que foram exibidos. São selecionados filmes brasileiros produzidos localmente e cada semana possui uma temática importante a ser debatida. Confira nas redes sociais a programação.

Quando: sextas às 19h
Onde: YouTube


► MOSTRA DE CINEMAS AFRICANOS

Entre os dias 12 e 22 de março de 2021, acontece a edição especial da Mostra de Cinemas Africanos junto ao Cineclube Mário Gusmão, projeto de extensão da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Composta por filmes africanos contemporâneos, a programação inclui a exibição de 7 documentários em longa-metragem e 14 curtas de ficção. A exibição dos filmes acontece de forma online e gratuita, em parceria com a Spcine Play.

Quando: de 12 a 22 de março
Onde: Spcine Play


► 24º Cultura Inglesa Festival

A 24ª edição do Cultura Inglesa Festival, evento totalmente digital que ocorrerá entre os dias 6 e 28 de março, distribuirá um cupom com acesso gratuito a 16 títulos no catálogo do Petra Belas Artes À La Carte. Com a parceria, o público terá acesso a uma série de filmes britânicos durante todo o período do Festival.

Quando: de 6 a 28 de março
Onde: site oficial

Por Lidia Capitani

Atualizado em 8 Mar 2021.