Guia da Semana

Talvez você conheça Babu Santana, participante do BBB20, por sua incrível e majestosa atuação como Tim Maia. No entanto, o ator coleciona outros títulos imperdíveis, contribuindo e somando muito ao cinema nacional. "Mundo Cão", "Estômago" e "Cidade de Deus" são algumas das produções em que o ator atuou.

Pensando nisso, o Guia da Semana lista 10 filmes com Babu Santana que você precisa assistir. Confira:


TIM MAIA

A vida e a arte de Sebastião Rodrigues Maia, mais conhecido como Tim Maia, músico de criatividade avassaladora e temperamento explosivo que transformou a música brasileira com doses irresistíveis de funk e soul. O filme recria sua trajetória desde a adolescência na Tijuca, bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro, onde começou a carreira ao lado de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, passando por sua temporada em Nova York, onde tomou contato com a música e o movimento negro, até sua explosão, com dezenas de “hits” que o tornaram um dos artistas mais populares e queridos do Brasil.


ESTÔMAGO

Raimundo Nonato (João Miguel) foi para a cidade grande na esperança de ter uma vida melhor. Contratado como faxineiro em um bar, logo ele descobre que possui um talento nato para a cozinha. Com suas coxinhas Raimundo transforma o bar num sucesso. Giovanni (Carlo Briani), o dono de um conhecido restaurante italiano da região, o contrata como assistente de cozinheiro. A cozinha italiana é uma grande descoberta para Raimundo, que passa também a ter uma casa, roupas melhores, relacionamentos sociais e um amor: a prostituta Iria (Fabiula Nascimento).


CIDADE DE DEUS


Foto: Divulgação/Globo Filmes


O principal personagem do filme Cidade de Deus não é uma pessoa, o verdadeiro protagonista deste filme é o lugar. Cidade de Deus é uma favela que surgiu nos anos 60 e se tornou um dos lugares mais perigosos do Rio de Janeiro no começo dos anos 80. Para contar a história deste lugar, o filme narra a vida de diversos personagens, todos vistos sob o ponto de vista do narrador, Buscapé. Buscapé cresceu num ambiente bastante violento. Apesar de sentir que todas as chances estavam contra ele, descobre que pode ver a vida com outros olhos: os de um artista. Acidentalmente, torna-se fotógrafo profissional, assinando sua libertação.


QUASE DOIS IRMÃOS

Nos anos 70, quando o país vivia sob a ditadura militar, muitos presos políticos foram levados para a Penitenciária da Ilha Grande, na costa do Rio de Janeiro. Da mesma forma como os políticos, assaltantes de bancos também estavam submetidos à Lei de Segurança Nacional. Ambos cumpriam pena na mesma galeria. O encontro entre esses dois mundos é parte importante da história da violência que o País enfrenta hoje. "Quase Dois Irmãos" mostra como essa relação se desenvolveu e o conflito estabelecido entre eles. Entre o conflito e o aprendizado, nasceu o Comando Vermelho, que mais tarde passou a dominar o tráfico de drogas. Através de dois personagens, Miguel, um jovem intelectual de classe média preso político na Ilha Grande, e hoje deputado federal, e Jorge, filho de um sambista que de pequenos assaltos se transformou num dos líderes do Comando Vermelho, o filme tem como pano de fundo a história política do Brasil nos últimos 50 anos, contada também através da música popular, o ponto de ligação entre esses dois mundos. Hoje, começa um novo ciclo: Miguel tem uma filha adolescente, que fascinada pelas favelas e pela transgressão, se envolve com um jovem traficante.


CIDADE DOS HOMENS


Foto: Divulgação/Globo Filmes


Laranjinha e Acerola se preparam para ingressar na vida adulta! Aos 18 anos, cada um dos meninos está às voltas com suas próprias questões: filho, mulheres, família, emprego, sonhos e desejos esquecidos são alguns dos temperos dessa aventura que, pra ficar ainda mais emocionante, conta com uma guerra no morro que expulsará os jovens adultos da comunidade. Será que todas essas mudanças serão mesmo definitivas?


MUNDO CÃO

Santana (Babu Santana) trabalha no Departamento de Combate às Zoonoses, recolhendo cachorros abandonados. Simpático e bonachão, avesso a confusões, vive, razoavelmente bem, num subúrbio com sua família, conseguindo manter a violência longe de casa. Até o dia em que captura, exercendo seu ofício, um enorme cachorro. Decorridos alguns dias, apresenta-se alguém, furioso, dizendo-se dono do cão. Por um mal-entendido, o homem se indispõe com Santana, e suas atitudes vão alterar completamente a vida dele.


PRAÇA PARIS


Foto: Divulgação/Taiga Filmes


Praça Paris é um thriller que mostra o conflito entre uma psicanalista portuguesa, Camila, que veio ao Brasil para desenvolver uma pesquisa sobre violência, e sua paciente, Glória, num Centro de Terapia de uma universidade brasileira (UERJ). Glória é ascensorista na universidade e tem uma história de violência muito difícil: estuprada pelo pai, tem apenas um irmão, que sempre a protegeu, mas que era chefe do tráfico do morro. O filme mostra uma relação de transferência ao inverso, onde o medo do outro acaba dominando a trama.


Foto da capa: Divulgação/Globo Filmes

Atualizado em 22 Abr 2020.