Guia da Semana

Se você mora (ou visita a cidade de SP com frequência), muitas vezes deve se deparar com a dúvida do que fazer na capital. Entretanto, se seu gosto não se encaixa em programas comuns, a dúvida fica ainda maior e, mesmo com milhares de opções, nem sempre é fácil escolher algo diferente.

Pensando nisso, o Guia da Semana lista 20 lugares - entre cinemas, bares e centros culturais - que fogem do óbvio e que você precisa conhecer. Confira:

Cine Sala

O espaço na Rua Fradique Coutinho funciona como cinema de rua desde 1962. Na época, chamava Cine Fiammetta e ficou com este nome por mais de 30 anos. Em 1989, transformou-se na Sala Cinemateca e exibia filmes clássicos e raros que fizeram a cabeça de muito cinéfilo. A partir dos anos 2000, passou a ter outros nomes até ganhar o atual, Cinesala, em 2015. Intimista e ainda com ar dos anos 60, disponibiliza camas para quem quer assistir a programação de forma ainda mais aconchegante. A visita é obrigatória (e apaixonante) para todos que amam cinema.

Rua Fradique Coutinho, 361 - (11) 5096-0585 Leia mais

Cine Reserva Cultural

Localizado no antigo Cine Gazetinha, no térreo do prédio da Fundação Cásper Líbero, o Reserva Cultural é um dos poucos cinemas da capital que exibe filmes independentes e produções estrangeiras fora do circuito de Hollywood. As quatro salas comportam entre 110 e 190 pessoas, com espaços reservados para cadeirantes.

Avenida Paulista, 900 - (11) 3287-3529 Leia mais

Espaço Itaú de Cinema

Com unidade na Rua Augusta, Frei Caneca e Pompéia, a rede de cinemas promove eventos culturais e exibe lançamentos e filmes do circuito com salas 3D, sendo 1 IMAX.

Rua Augusta, 1475 - (11) 3288-6780 Leia mais

Cine Caixa Belas Artes - Sala Drive in

Lembra das salas do térreo do famoso Cine Caixa Belas Artes? Aquelas que a gente vivia reclamando da pouca inclinação, do espaço apertado entre as poltronas e do tamanho reduzido das telas? Em uma delas, nasceu a Sala Drive In, que oferece ao visitante uma experiência mais confortável e muito mais interessante. O espaço é dividido em três partes: na frente, assentos restaurados de carros antigos com apoio para os pés; no centro, assentos de carros sem apoio; e, no fundo, poltronas comuns de cinema. A quantidade de lugares foi reduzida, tornando o ambiente muito mais espaçoso. E aos baixinhos, boa notícia: é possível enxergar a tela (pequena, mas elevada) de qualquer lugar.
Além da programação incrível, uma das grandes apostas é levar uma lanchonete para dentro da sala – com cardápio requintado elaborado pelo vizinho Riviera Bar.

Rua da Consolação, 2423 - (11) 3258-4092 Leia mais

Cine Cento Cultural São Paulo

Com a proposta de abrir espaço a produções que não encontram janelas dentro do circuito ou que ficam pouquíssimo tempo em cartaz, a sessão CCSP Em cartaz pretende não apenas reconfigurar filmes mal distribuídos, como também dar espaço a obras subestimadas pelo público e salas, sempre sob a autoridade do bom desempenho na primeira semana nos cinemas.

Bar Mr. Cult

Com vista para a praça, o bar oferece música ao vivo (e você só paga o couvert se quiser) de ótima qualidade, público bonito e descolado, atendimento incrível e um cardápio cheio de delícias com porções bem servidas e drinks super criativos.

Praça Franklin Roosevelt, 100 - (11) 3255-8517 Leia mais

Papo, Pinga e Petisco

Com decoração irreverente, música boa e cerveja gelada, o bar é uma ótima opção para passar a noite com os amigos, colocando o papo em dia e aproveitando um local diferente e extremamente aconchegante. Com ótimo atendimento e bem frequentado, tomar uma pinguinha em frente à praça também é, sem dúvidas, um programa diferente e delicioso.

Praça Franklin Delano Roosevelt, 118 - (11) 3257-4106 Leia mais

Lekitsch

Inaugurado junto com a Nova Praça Franklin Roosevelt, em 2012, o Lekitsch Bar destaca-se pela decoração meio retrô, meio kitsch e cardápio enxuto, opção certeira para quem gosta de um programa diferente e descolado.

Praça Franklin Delano Roosevelt, 142 - (11) 3120-2384 Leia mais

TEX Redneck Bar

Inspirado nos bares da fronteira estadunidense e mexicana, o TEX Redneck Bar resgata os anos 40 em seu restaurante com base na culinária Tex-Mex, no american bar dos estados sulistas que fizeram parte da Confederação e na trilha sonora da época que marcou as raízes do bom e velho rock 'n' roll. Além de boa música, boa comida típica, drinks laboratorialmente preparados e, é claro, um bom bourbon, o mais novo bar caipira americano da Rua Augusta conta com pistas de boliche, mesas de snooker, pista de dança, sala de karaokê, estacionamento próprio com serviço de valet e diversão sem frescura.

Rua Augusta, 1053 - (11) 99479-4409 Leia mais

Z Carniceria

O Z Carniceria encontrou seu novo lugar em um dos berços da música independente na cidade, o antigo Aeroanta, no Largo da Batata. Sua programação musical privilegia as bandas independentes brasileiras com shows de quinta à sábado. Outra novidade do Z é que a casa agora também abre para almoço e jantar. O cardápio foi elaborado pela chef Mariana Gilbertoni, que trabalhou em restaurantes estrelados da cidade, como o D.O.M., o Eclat e o La Central, além dos premiados Mugaritz, Celler de Can Roca, na Espanha, e o Plaza Athené, na França.

Os destaques do menu são a coxinha de rabada com molho de chimarrão (R$ 21) e o Bolinho Carniceiro (massa de mandioca recheada com carne seca, acompanhado de dip de pimenta, R$ 17)

A carta de drinks foi elaborada por Kennedy Nascimento, gestor de bares do Grupo Vegas e eleito o melhor bartender da América Latina pelo Diageo World Class e também bartender do ano pela revista Veja São Paulo.

Avenida Brigadeiro Faria Lima, 724 - (11) 2936-0934 Leia mais

Tubaína

Tubaína não apenas serve as bebidas conhecidas pelo nome, mas também drinks preparados com o refrigerante que fez parte da infância de muita gente.
O cardápio traz pratos tradicionais peruanos, tendo como destaque as opções de ceviche. Além deles, pratos triviais do interior, como o cuscuz e a pamonha, preparados pela chef piracicabana Sol Caldeira.

Rua Haddock Lobo, 74 - (11) 3129-4930 Leia mais

Exquisito!

O Exiquisito! oferece uma decoração descolada, com cartazes colados nas paredes, além de fotos, espelhos e ilustrações interessantes. Nos fundos, uma espécie de quintal atrai o público nas noites mais quentes. A predominância musical é latina.
Os destaques são opções clássicas da casa, como churros e o bolinho de carne seca, além de pratos peruanos, bolivianos e mexicanos. Entre as opções, estão o chili com carne, ceviche e a salteña boliviana. Para beber, a estabelecimento conta com o tradicional chopp Brahma e também cervejas importadas, como a uruguaia Norteña.

Rua Bela Cintra, 532 - (11) 3854-6522 Leia mais

Mirante 9 de Julho

De abandonado e esquecido a redescoberto, transformado e inesquecível, o Mirante 9 de Julho tornou-se um local único para quem ama arte, música e cultura. Mais que um monumento histórico reocupado, é também espaço cultural, cafeteria e restaurante, um ponto de encontro para turistas, moradores, trabalhadores e curiosos da região mais efervescente da cidade. Hoje, com diferentes atrativos e um clima deliciosamente cult e alternativo, o Mirante é aberto para todos. É praça para se encontrar, mesa para trabalhar, tela para assistir, comida para experimentar, festa para celebrar.

Rua Carlos Comenale, s/n Leia mais

Fundação Ema Klabin

Infelizmente nem todas as pessoas conhecem a Fundação Ema Klabin. Infelizmente porque a casa, como já foi chamada, é um verdadeiro oásis no meio do caos paulistano e parece um refúgio ou um paraíso escondido, tendo em vista que estar entre seus cômodos e jardins faz com que nos sintamos em um lugar completamente diferente de todos os que já estivemos antes. Os corredores e todos os cômodos foram mantidos como Ema deixou e mostram sua imensa coleção de arte - desde livros raros a obras e arte em suas mais diversas formas.

Rua Portugal, 43 Leia mais

Matilha Cultural

Nascido a partir de uma produtora de filmes, a Olldog, o coletivo Matilha Cultural é um espaço no coração de São Paulo que possui uma agenda recheada de atividades culturais. A programação conta com exposições de arte, exibições de filmes, workshops e até uma feira de adoção de animais que rola todos os domingos.

Rua Rego Freitas, 542 - (11) 3256-2636 Leia mais

Mundo Pensante

O Mundo desperta nas pessoas a curiosidade e a busca pelo conhecimento e pela cultura, contribuindo para o desenvolvimento da identidade cultural da cidade de São Paulo. Investe seus recursos na difusão da arte através de eventos, design e integração entre grupos musicais, coletivos de festas e artistas visuais.

Rua Treze de Maio, 825 - (11) 5082-2657 Leia mais

Centro Cultural São Paulo

É considerado um dos principais (senão o principal) espaço cultural da cidade e uma das primeiras instituições de SP a ser considerada como tal. Além de contar com a Pinacoteca Municipal, o Arquivo Multimeios e a Discoteca Oneyda Alvarenga, o Centro Cultural também oferece peças de teatro, espetáculos de dança, mostra de artes, cinema, debates, cursos e uma horta comunitária.

Elevado Café

Localizado em um espaço incrível, o estabelecimento parece uma antiga fábrica, com paredes descascando, algumas mesinhas e um bar de canto, que serve cafés, chás e cervejas. O lugar intimista também promove eventos, saraus e palestras.

Rua Doutor Albuquerque Lins, 489 Leia mais

KOF - King of the Fork

Focado no público ciclista, o local, além de cafés e comidinhas deliciosas, disponibiliza uma lojinha que vende acessórios e sempre tem uma bicicleta incrível para venda. Também costumam fazer eventos com telões pra exibir o Tour the France (competição anual de ciclismo de estrada realizada na França), e tudo que engloba o público.

Rua Artur de Azevedo, 1317 Leia mais

Sofá Café

Presente nos bairros de Pinheiros, Jardins, Rua Augusta (dentro da Escola São Paulo) e com inauguração prevista na cidade de Boston, o Sofá Café foi idealizado pelo engenheiro florestal Diego Gonzales, cujo objetivo é reunir todos os ingredientes para oferecer um momento diferente na frenética rotina de quem vive em São Paulo. A cafeteria serve seu próprio blend, desenvolvido e torrado pelo Sofá Café e oferece sofás para relaxar.

Rua Bianchi Bertoldi, 130 - 3034-5830 Leia mais

Por Nathália Tourais

Atualizado em 28 Mar 2017.